O cupom de desconto se tornou parte da rotina de compra dos brasileiros, tanto pelas vantagens quanto pela comodidade de economizar nas compras online.
Com a popularidade dos cupons de desconto e das compras online, surgiram várias modalidades desse benefício, onde cada um deles é focado em um objetivo de marketing.
Sendo assim, se você deseja saber mais sobre o tema e sobre as estratégias de venda com cupons, acompanhe este artigo até o final.
O que é o cupom de desconto e como ele funciona?
Para começarmos este artigo, vamos falar sobre o que é o cupom de desconto e como ele funciona na prática.
Historicamente, os cupons surgiram no século XIX em meio aos estabelecimentos físicos e de maior destaque da época, com o objetivo de proporcionar vantagens aos consumidores mais assíduos.
Mesmo nessa época, a ideia de cupom era bastante semelhante ao que conhecemos hoje, já que no cupom havia informações sobre o valor do desconto e as regras do estabelecimento.
Com a mudança nas tendências de mercado, evolução do consumo e tecnologia, principalmente no comércio eletrônico, o cupom de desconto assumiu a forma digital.
Neste modelo digital, o cupom conta com códigos, ou melhor, expressões chaves que são pensadas pela própria empresa para chamarem a atenção do consumidor, que insere o código no carrinho e obtém o desconto.
Dentro desses descontos e vantagens, podemos citar os cupons com percentual de desconto, valores fixos e até mesmo frete grátis, dependendo da estratégia da empresa.
Tipos de cupons de desconto
Antes de tudo, é importante destacar que os tipos de cupons de desconto estão diretamente associados à sua estratégia ou objetivo de marketing, e por isso, você deve ter isso muito bem delineado.
Sendo assim, os principais tipos de cupom de desconto são:
- Cupons de desconto de primeira compra, ideal para atrair novos clientes para o seu negócio
- Cupom de aniversário, que é indicado para fidelizar e valorizar os clientes que já estão em sua base de leads
- Cupons de datas comerciais ou datas comemorativas, que possuem a palavra chave no código em si
- Cupom de divulgação de pratos ou bebidas, que é o mais indicado se você está implementando um novo prato ou um cardápio em seu espaço
- Cupom de indicação, que é bastante utilizado em marketplaces e oferece o desconto tanto para quem indica quanto para a pessoa que foi indicada
Em qualquer um dos cupons acima, a sua loja pode atrair clientes, aumentar as vendas e ainda melhorar a imagem frente ao mercado, oferecendo um diferencial de mercado.
O importante é que você perceba como o seu público se comporta em cada estratégia, para estar cada vez mais alinhado com eles.
Vantagens dos cupons de desconto
Sabendo o que são os cupons e seus tipos, é possível perceber que eles podem ser altamente atrativos, e não somente pelo desconto em si.
É importante lembrar que essa atratividade está diretamente ligada com os seus objetivos organizacionais e de marketing, pois eles são apenas parte de um caminho para fazer com que a sua empresa cresça.
Sendo assim, podemos citar como vantagens de oferecer os cupons de desconto para o seu público:
- Aumento das vendas por meio da atratividade em descontos, conforme a estratégia escolhida
- Aumento do ticket médio, que está diretamente relacionado com o aumento do faturamento
- Possibilidade de conquistar novos clientes, que normalmente está relacionado com os cupons de desconto na primeira compra ou para novos clientes
- Melhorar os resultados das estratégias de marketing, já que a ideia aqui é engajar os clientes e utilizar meios como as redes sociais e e-mail marketing com promoções e cupons de desconto.
- Melhoria da confiabilidade e da referência no mercado junto aos consumidores, já que a marca ou a empresa em si se mostra muito mais confiável e alinhadas com os consumidores
- Possibilidade de trabalhar o gerenciamento de estoques, utilizando os cupons para dar descontos maiores em itens que possuem um giro menor
- Gerenciamento de métricas, possibilitando a análise dos resultados e a melhoria contínua do negócio e das estratégias de marketing.
Além destes pontos, podemos citar como vantagem do cupom de desconto a utilização de gatilhos mentais, principalmente pelos cupons ter prazo de validade e um limite de vendas, o que traz a sensação de urgência e escassez.
É importante destacar que estes gatilhos mentais são os mais utilizados, e inclusive, os mais utilizados para atrair os clientes e aumentar as vendas.
Estratégias de cupons de desconto
A primeira delas é a utilização do cupom de desconto na primeira compra, que é ideal para atrair novos clientes.
Assim, você oferece um determinado desconto para quem está chegando ao seu site, estimulando-o a conhecer mais da sua empresa e se tornar um cliente assíduo.
Outra possibilidade para aumentar as vendas é por meio do marketing de influência, que é uma das tendências do mercado atual.
O marketing de influência consiste em contratar parceiros, que comumente são pessoas públicas e influenciadores para falar da sua marca, oferecendo os cupons de desconto para esse determinado público.
Outra possibilidade é a troca de descontos por informações, que é ideal para realizar a pesquisa de satisfação e de mercado, que é essencial para a coleta de dados e melhoria das estratégias.
Sendo assim, você pode enviar um e-mail marketing ou utilizar as redes sociais para realizar a pesquisa, e ao final, conceder um cupom de desconto personalizado para quem contribuiu com a pesquisa.
Aqui, o importante é oferecer vantagens reais para o consumidor, fazendo com que ele se sinta motivado a comprar mais e ainda divulgar a sua empresa.
Cupoom
É possível perceber que o cupom de desconto é uma excelente estratégia para aumentar as vendas e atrair mais clientes, porém, é importante que você conte com um bom parceiro no mercado para lhe ajudar com esta estratégia.
E é exatamente aqui que nós da Cupoom podemos te ajudar, pois somos especialistas em cupons de desconto e vantagens para o consumidor.
Sendo assim, entre em contato conosco para se tornar uma das empresas parceiras e se destacar no mercado.
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