A moda praia feminina, desde o século XIX, evoluiu muito no Brasil e isso é perceptível se você fizer uma avaliação das fotos de antes e do agora nas praias brasileiras.

Como estamos chegando no verão, e é nesse momento em que as pessoas costumam ir mais à praia, por conta das altas temperaturas, nada melhor do que fazer uma retrospectiva sobre as roupas usadas nesse período do ano.

Afinal, muitas pessoas estão indo nas lojas ou comprando pela internet biquínis, maiôs, saídas de banhos, entre outros itens essenciais para o verão.

Desde a primeira roupa criada com o objetivo de permitir às mulheres curtirem a praia até hoje, muito se mudou, inclusive em relação às estampas, materiais e tamanhos das peças. A moda mudou no mundo e o Brasil migrou da influência europeia para os Estados Unidos até lançar as suas próprias tendências de moda praia, que hoje são copiadas em vários lugares do mundo.

Dito isso, vamos conhecer então como as roupas femininas para usar na praia mudaram tanto nos últimos dois séculos e ainda trouxemos algumas dicas de peças para compras nas principais lojas de fastfashion. Acompanhe!

A moda praia evoluiu primeiro do vestido para os maiôs

A primeira vestimenta para mulheres irem à praia, que surgiu no ano de 1980, era um tipo de vestido que ia até a altura dos joelhos, além de ter um decote fechado e mangas.

Esta peça também não podia de forma alguma ser transparente, pois não era bem visto para a mulher mostrar o corpo.

YouTube video

Além de tudo isso, as mulheres ainda costumavam utilizar um chapéu quando iam à praia, o que era mais uma forma de evitar se expor muito.

Em apenas 20 anos, já em 1910, a moda praia feminina era bem distinta, visto que nessa época já era comum as mulheres utilizarem bermuda comprida, ainda até a altura dos joelhos, além de camiseta um pouco ajustada. Ao longo do tempo, as roupas para as mulheres usarem nas praias foram evoluindo, em especial pensando na pouca praticidade dessas práticas para nadar.

Uma outra questão importante que ajudou na mudança foi o fato de que essas peças eram, de maneira geral, bem quentes para as altas temperaturas brasileiras, ainda mais no verão. Devido a isso, com o tempo elas passaram a ser encurtadas, ao passo que eram acrescentadas novas e variadas cores às vestimentas.
As peças como o vestido, o chapéu, as meias e sapatos para praia saíram então de vez de cena, ao passo que as blusas passaram a diminuir de tamanho, pouco a pouco, até que chegaram ao surgimento do primeiro maiô. Já nos anos de 1920 era comum ver mulheres usando maiôs nas praias, entretanto, ela popularizou-se de verdade na década seguinte.

O surgimento dos biquínis

Já o 1º biquíni, uma revolução na moda praia feminina, surgiu somente no ano de 1946 e foi uma criação de Louis Réard.

Quem primeiro utilizou essa peça inovadora foi Micheline Bernardine, que era uma dançarina de origem francesa que revolucionou nessa época. O nome da peça, por outro lado, teve como homenagem o chamado Atol de Bikini, que foi o local onde os primeiros testes feitos com as bombas atômicas ocorreram.

YouTube video

Logo que surgiu, o biquíni não foi nada bem recebido, visto que ainda havia uma onda conservadora muito forte na sociedade. Entretanto, celebridades de renome, como Brigitte Bardot, logo começaram a utilizar este tipo de peça e isso ajudou a tornar o biquíni uma roupa de praia amada por todos.

Os anos 1980 e a era vintage

O biquíni, ao longo das décadas seguintes, foi diminuindo de tamanho, até que em 1980 houve a era vintage, que trouxe de volta o maiô. Porém, engana-se quem acredita que isso significou que as mulheres voltaram a usar aquelas peças antiquadas do passado, pelo contrário.

Os maiôs ganharam versões mais ousadas, com decotes, a chamada “asa delta” e também o fio dental, o que se tornou uma febre pelo país. Com a chegada dos anos 2000, a cintura cai do look e as calcinhas passaram a estar na altura dos quadris, além da revolução com alças mais finas e com maior transparência. O passar das décadas trouxe para a moda praia os micro biquínis e os micro maiôs, que cada vez mais fazem sucesso.

Apesar disso, é importante ressaltar que temos também uma nova onda vintage que traz de volta a utilização dos maiôs, homenageando assim os anos de início da moda praia feminina aqui no Brasil.
Em alguns casos, muitas mulheres preferem usar os maiôs com as calcinhas mais altas e mais largas, com tops bem mais estruturados e com a presença de franjas.

As lojas que vendem as melhores peças de moda praia feminina

Hoje em dia, as mulheres têm muitas opções de lojas que vendem os mais variados produtos para moda praia feminina. Em uma época com cada vez mais criatividade, você encontra opções diversas em relação a materiais, cores e estampas para seu biquíni, maiô ou saída de praia, entre outras.

Aqui trouxemos algumas dicas de peças que você pode encontrar em lojas de vestuário muito famosas no Brasil:

⦁ Renner: Biquíni Top Cropped Com Recorte Arredondado Color Blocking Shopping Bag
⦁ Renner: Saída De Praia Kimono Em Viscose Com Estampa Dia De Praia Vermelho
⦁ Renner: Maiô Em Poliamida Com Decote Diferenciado E Detalhes Em Metal Na Alça Preto
⦁ C&A: Maiô body decote v galatéia liso verde
⦁ C&A: Top de biquíni avulso cortininha básico galatéia estampado azul
⦁ C&A: Maiô plus size de compressão preto agridoce preto
⦁ Riachuelo: Saída de praia chemise listrada bege
⦁ Riachuelo: Biquíni top com bojo preto
⦁ Riachuelo: Maiô tradicional transpassado com bojo azul

Conclusão

Como você pode ver aqui neste conteúdo, a moda de praia feminina evoluiu bastante desde que a primeira peça foi lançada, em 1890, e passou por muitas transformações, além de movimentos vintages ao longo do tempo.

Aqui no texto, relatamos rapidamente a história dessa evolução das roupas de praia para mulheres através dos anos e ainda trouxemos algumas indicações de peças para você curtir o verão com estilo.
O que acho do artigo sobre a evolução da moda praia feminina?

Últimos posts por Equipe Cupoom (exibir todos)