Você sabia que práticas como a utilização de cashback e cupom de desconto são uma espécie de descontos acumulativos?

Como o próprio nome já diz, os descontos acumulativos tem o objetivo de oferecer uma série de vantagens para o consumidor, possibilitando o uso de várias estratégias ao mesmo tempo.

Sendo assim, vamos falar sobre o que são estes descontos, seus tipos e suas vantagens como um todo.

O que são os descontos acumulativos?

Quando falamos de descontos acumulativos, não estamos nos referindo a uma única prática como os descontos progressivos, por exemplo.

Dentro de um programa de fidelidade, existem várias possibilidades, como por exemplo, os descontos progressivos, cupons de desconto, cashback, clube de pontos, dentre outros.

Porém, os tipos de descontos mais utilizados são os cupons de desconto e o cashback, que inclusive são bastante confundidos entre si.

A seguir, vamos te explicar as principais diferenças entre eles e quando eles podem ser utilizados.

Cupom de desconto

O conceito de cupom de desconto surgiu no século XIX, tendo como principal objetivo oferecer vantagens nas compras nos estabelecimentos de renome da época.

Perceba que desde o começo, a ideia de experiência de consumo e fidelidade já estava presente, não tão estruturada quanto conhecemos hoje, mas já tínhamos um vislumbre do que seria.

As vantagens dos descontos acumulativos

Com o passar do tempo e com a expansão da internet, esses cupons ganharam a sua versão digital, que correspondem a códigos ou palavras-chave inseridas no momento da compra, garantindo benefícios como frete grátis e descontos em produtos ou serviços.

Tamanha a relevância dos cupons de desconto que hoje existem sites especializados em oferecê-los para o público, auxiliando no momento da compra.

Perceba que o conceito e o funcionamento de um cupom de desconto é algo bastante simples. Contudo, é importante que você esteja atento a alguns detalhes para não correr nenhum risco e colocar a sua compra a perder.

Cashback

Basicamente, o cashback é conhecido como “dinheiro de volta”, que surgiu nos Estados Unidos com a proposta de ser uma espécie de programa de recompensas para os consumidores.

Assim, o cliente faz uma determinada compra em uma loja, e parte do dinheiro pago na compra retorna para ele, como uma recompensa pela compra.

Ou seja: podemos afirmar que o cashback pode ser entendido como uma espécie de programa de fidelidade, oferecendo vantagens e benefícios com o objetivo de conquistar o cliente por meio de uma série de vantagens nas compras.

A primeira versão do cashback foi criada pela empresa americana Ebates, que contava com um portfólio de 40 (quarenta) estabelecimentos parceiros, os quais ofereciam 25% do dinheiro de volta para o consumidor.

Entretanto, aqui no Brasil, a estratégia começou a ser aplicada no mercado em 2007, aquecendo o setor comercial e o varejo.

Dados do Sebrae demonstram que desde o ano de 2019 foram contabilizados mais de 6,4 milhões de estabelecimentos que oferecem essa vantagem para os seus consumidores, o que impacta diretamente no consumo.

Sendo assim, a cada compra, o consumidor vai acumulando esse dinheiro em uma espécie de carteira virtual, que pode ser resgatado posteriormente e utilizada em novas compras.

Vantagens dos descontos acumulativos

Sabendo quais são os tipos de descontos acumulativos existentes, vamos falar sobre as principais vantagens.

A primeira delas está diretamente relacionada com o desconto no momento da compra, já que os valores acumulados podem ser utilizados em novas compras, sendo um benefício mais flexível, já que o consumidor escolhe o produto que deseja.

Além disso, também podemos citar como vantagem a flexibilidade e a liberdade de escolha, pois o cashback pode ser utilizado em qualquer compra ou produto da vontade do consumidor, dando-lhe mais vantagens.

As vantagens dos descontos acumulativos

Do outro lado, tem a questão da empresa que oferece os descontos acumulativos, seja ele o cashback ou o cupom de desconto, que acaba se tornando uma empresa extremamente confiável perante os olhos do consumidor.

Ou seja: se a empresa oferece o cashback, provavelmente o consumidor irá preferir comprar com ela do que com qualquer outra, já que sabe que poderá contar com esse benefício.

Porém, devemos lembrar que conforme você oferece o benefício, a sua imagem perante os clientes muda, já que a relação de consumo se torna muito mais vantajosa para ambas as partes.

Como utilizar os descontos acumulativos?

Sabendo o que são os descontos acumulativos, suas vantagens e tipos, vamos te explicar como eles podem ser aplicados na prática.

Primeiramente, devemos lembrar que o momento da compra procede da mesma forma das compras tradicionais, onde você busca o seu produto nas lojas online, escolhendo a melhor opção.

Ao ter o seu produto em mente, é o momento de buscar pelos descontos e pelo cupom de desconto.

No caso, o mais indicado é que você busque por sites e parceiros que já tenham experiência no mercado para te oferecer cupons que realmente funcionem.

Como o cupom de desconto é uma espécie de código especial, você escolhe o benefício que deseja ter, seja frete grátis, desconto na primeira compra ou em uma categoria, e guarda este código.

Pensando nisso, a Cupoom se especializou nos cupons e descontos, e para ter acesso aos benefícios, você deve acessar o nosso site, digitar o nome da instituição ou da loja parceira e escolher qual o melhor cupom para você.

Assim, basta escolher o cupom e clicar na opção “Pegar Cupom”, aproveitando as vantagens e economizando no momento da compra.

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