Na hora de comprar um protetor solar, algo importante com a chegada do verão, a maior parte das pessoas enfrenta dúvidas a respeito de qual é a melhor opção.
Utilizar protetor solar todos os dias é fundamental para a pele, em especial no verão, período no qual a incidência dos raios solares é maior.
Ao utilizar este tipo de produto, você vai conseguir prevenir o surgimento das manchas solares, das queimaduras solares, do melasma, o envelhecimento precoce e o câncer de pele.
Entretanto, mais do que utilizar qual protetor solar é importante que você escolha aquele que seja mais indicado à sua pele e às suas necessidades.
Nos tópicos deste conteúdo, vamos mostrar tudo o que é preciso considerar para escolher o melhor protetor solar para você!
A textura do protetor solar
Ao chegar o momento de escolher o protetor solar, um dos fatores que você precisa considerar é a textura do produto, para entender qual delas é a mais adequada para sua pele.
As opções entre as quais você pode escolher são:
- Oil free: neste tipo de protetor, a textura dele é livre de óleo, ou seja, não é utilizado óleo na sua composição, por isso ele é ideal para pessoas que tenham uma pele oleosa ou mista, ou ainda pele acneica
- Toque seco: este tipo de protetor tem uma textura que garante, ao passar na pele, um efeito matificante. O efeito ajuda a deixar a sua pele lisa e seca, então a indicação é para pessoas que tenham uma pele mais oleosa
- Cremoso: entre os tipos de textura de protetor, o último deles é o cremoso, sendo uma textura hidratante, ideal para pessoas com a pele seca ou com pele ressecada
Protetor orgânico ou inorgânico
Um outro fator que você precisa considerar ao escolher qual o melhor protetor solar é se ele é orgânico ou inorgânico.
O protetor orgânico é aquele que conta com compostos que são capazes de realizar a absorção dos raios ultravioletas, transformando-os em um tipo de radiação com menos energia, logo, os danos são menores para a pele.
A outra opção é o protetor inorgânico, que é produzido com óxido de zinco ou com dióxido de titânio, e esses componentes atuam direto na pele criando uma camada que reflete os raios ultravioletas.
O protetor solar indicado de acordo com o tipo de pele
Para escolher qual protetor solar você vai utilizar, o melhor a se fazer é considerar o tipo de pele que você possui.
Os tipos de pele costumam ser classificados em quatro e cada um deles possui suas características, que são:
- Pele normal: é aquele tipo de pele que conta com textura macia, que produz uma quantidade de sebo considerada ideal para que ela não seja seca nem oleosa, além de contar com poros pequenos
- Pele mista: é aquele tipo de pele oleosa e que possui poros grandes na região da testa, do queixo e do nariz, ao passo que a região das bochechas é seca e tem poros de tamanho bem menor
- Pele seca: é aquela pele que desidrata de forma excessiva e possui um tecido que é mais seco e menos brilho, trazendo maiores probabilidades de vermelhidão
- Pele oleosa: por último, temos a pele oleosa, que é aquela que conta com uma alta oleosidade e com poros dilatados, produzindo assim sebo em excesso
É fundamental que você conheça qual é o seu tipo de pele, o que vai ajudar a escolher o melhor protetor solar, pois há indicações específicas para as diferentes peles.
O fator de proteção solar do produto
Como não poderia deixar de ser, uma das dicas mais fundamentais para escolher o melhor protetor solar é conhecer qual é o seu fator de proteção solar, ou FPS.
O FPS trata-se de uma medida que é usada para se quantificar qual o tempo que você pode ficar exposto aos raios solares sem sofrer com queimaduras.
Assim, se você leva 10 minutos para queimar-se ao se expor ao sol, usando um protetor solar que tenha FPS de 15, isso significa que você vai demorar 15 vezes mais para se queimar, então esse tempo será de 150 minutos.
Apesar desse cálculo, a verdade é que não há como prever qual é o tempo exato que você vai ter de proteção, pois tudo varia de acordo com cada pessoa.
Dessa forma, é muito importante que você avalie todas as condições de forma geral antes de escolher o melhor FPS.
Analise qual o tempo que você ficará exposto ao sol, se os raios solares são muito intensos naquela região e ainda se sua pele possui mais ou menos melanina.
Em geral, a recomendação dos dermatologistas é para que as pessoas utilizem um protetor solar com FPS mínimo de 30, sempre esse valor ou acima dele.
O tipo de aplicação do protetor solar
Por último, você deve analisar qual o tipo de aplicação disponivel para o protetor solar antes de escolher o seu produto.
Hoje em dia, você encontra muitas opções de aplicações de protetores solares, apesar de que a mais popular ainda é a opção em creme.
Além do clássico protetor em creme, que é aquele que você coloca na pele e deve espalhar até que o produto branco desapareça (ideal para peles secas e desidratadas), outros tipos de aplicação são:
- Protetor com aplicação em spray: é um tipo de protetor líquido e que é bem fácil de colocar no corpo, além de que ele não deixa a sua pele oleosa. A dica é que você tenha bastante cuidado na hora de espalhar o produto e faça a reaplicação dele frequentemente, pois sua eficácia é bem menor
- Protetor com aplicação em gel: esta opção é produzida à base de água, tem uma textura bem mais leve e espalha facilmente na pele. Ele é uma opção excelente para você passar nas áreas que têm mais pelos, bem como indicado para peles oleosas
- Protetor com aplicação em bastão: este tipo de protetor é bem fácil de passar, principalmente no rosto, naquelas regiões mais sensíveis, como na região dos seus olhos
Se você quer saber onde achar todas essas opções de protetores com diferentes aplicações, a nossa indicação é que faça sua busca nas Americanas.
Nesta loja, você encontra os mais diferentes tipos de protetores em relação à aplicação, ao FPS, a textura, enfim, é muito mais fácil encontrar a opção ideal.
Conclusão
Como foi visto aqui, com a chegada do verão a maioria das pessoas está em busca de comprar um protetor solar e há muitas dúvidas sobre qual opção escolher.
Aqui neste conteúdo, mostramos quais são todos os fatores mais importantes que você deve levar em consideração na hora de escolher o protetor ideal para sua pele.
O que achou do artigo sobre as dicas para escolher o melhor protetor solar?
- Bebidas mais pedidas no inverno - 4 de agosto de 2023
- Os benefícios de comprar na DAFITI - 21 de julho de 2023
- A diferença entre moda e tendência - 21 de junho de 2023
Nenhum Comentário
Deixe seu Comentário