A Black Friday é uma ação promocional de lojistas que promove descontos em larga escala para atrair consumidores. Surgiu nos Estados Unidos.

Popularmente conhecida como uma ação de vendas que é realizada tradicionalmente na quarta sexta-feira do mês de novembro. Nesse dia, convencionou-se a realização de ações que buscam incentivar os consumidores a comprar e isso se dá a partir de descontos em diferentes mercadorias.

Essa estratégia surgiu nos Estados Unidos e se consolidou no final do século XX. Tem relação com o feriado de Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day), sendo realizada no dia seguinte a esse feriado, mas também está ligada ao Natal, uma vez que se considera que a Black Friday inaugura a temporada de compras natalinas.

Antes das décadas de 1980 e 1990, a sexta-feira marcada por liquidações não era conhecida pelo nome “Black Friday“, pois essa expressão só se popularizou a partir dessas duas décadas nos Estados Unidos. Atualmente, ela é o dia de maior compra por parte dos consumidores estadunidenses.

Esse dia específico se popularizou pelo país norte-americano e virou referência de produtos a preços absurdamente acessíveis. O sucesso da ação para os lojistas chamou a atenção em outros locais do mundo e se espalhou para os países vizinhos, Canadá e México.

Qual a origem do termo “Black Friday“?

Ninguém sabe explicar com exatidão a origem do termo “Black Friday” e porque ele foi utilizado para se referir ao dia de liquidações que ocorre logo após o feriado do Dia de Ação de Graças. Porém, foi possível observar o surgimento de algumas teorias que tratam a origem do termo.

A primeira teoria remonta a um acontecimento do século XIX. No ano de 1869, dois investidores norte-americanos resolveram criar um esquema ilegal para controlar o mercado de ouro nos Estados Unidos. O objetivo era fazer o preço do ouro na Bolsa de Valores disparar para que eles pudessem enriquecer.

O plano acabou não dando certo porque o presidente Ulysses S. Grant interveio na situação e ordenou que o governo norte-americano vendesse o ouro estocado nos cofres públicos. O resultado dessa ação foi que o preço do ouro caiu drasticamente no dia 24 de setembro de 1869 e esse dia ficou conhecido como black friday ou “sexta-feira negra”.

Jay Gould realizou um esquema para tentar controlar o mercado de ouro na bolsa norte-americana, no século XIX.

Centenas de investidores perderam tudo que tinham com a queda das ações do ouro na bolsa norte-americana. Os investidores Jay Gould e Jim Fisk, os idealizadores do esquema, conseguiram antecipar a ação do governo e venderam suas ações antes mesmo que o preço do ouro caísse. Nenhuma investigação foi realizada posteriormente para investigar o caso.

Outra teoria a respeito da origem do termo fala de uma revista norte-americana chamada Factory Management and Maintenance, que, na década de 1950, relatou que um grande número de pessoas ficavam “doentes” na sexta-feira após o Dia de Ação de Graças. A revista fez uma comparação que associava as pessoas com o “mal da sexta-feira após o Dia de Ação de Graças” com a peste bubônica. Essa comparação em inglês era parte de um jogo de palavras e, assim, a black death (surto de peste bubônica do século XIV) se tornava black friday.

A terceira hipótese trata a respeito da frustração dos policiais da Filadélfia que trabalhavam na sexta-feira após o feriado do Dia de Ação de Graças. Nesse cenário, os policiais ficavam insatisfeitos com a quantidade de pessoas nas ruas durante a sexta após o feriado e começaram a chamar o dia de black friday.

No entanto, mesmo com três teorias possíveis para originar o termo, não existe comprovação para falar qual desses eventos teve de fato relação com o dia das liquidações.

Black Friday no Brasil

Aqui no Brasil, a Black Friday, como forma de estratégia de vendas, foi utilizada pela primeira vez no ano de 2010 e contou com a participação de aproximadamente 50 lojistas. A ação chamou atenção de outros lojistas e, a partir de 2012, grandes lojas começaram a participar.

A Black Friday chegou ao Brasil em 2010 e atualmente é uma das principais datas do ano para o comércio.

A chegada da Black Friday aqui foi recebida com críticas, uma vez que muitas lojas ofereciam falsos descontos. De toda forma, a data se consolidou como um momento de compras para os consumidores brasileiros e, em 2019, por exemplo, os lojistas brasileiros registraram um faturamento de R$ 3,2 bilhões de reais (de acordo com matéria publicada no Estadão, clique aqui).

Como aproveitar de verdade a Black Friday

Separamos algumas dicas super para você poder aproveitar ao máximo da Black Friday, dentre elas ressaltamos a importância de criar uma lista de compras, ajudará você a manter o foco e não comprar várias outras coisas além das que você realmente pretende.

Além disso, um planejamento financeiro é imprescindível para que você consiga extrair o melhor das ofertas, não saia comprando tudo o que você ver pela frente, em qualquer site ou loja, inclusive os cupons podem te dar uma excelente ajuda nessa questão, dessa forma você já entra aqui sabendo o que busca e com certeza encontrará os melhores benefícios.

Você é do tipo de pessoa que acabou de comprar um produto e já fica rastreando a entrega? Se você for assim ou precisar do produto com rapidez, fique atento aos prazos de entrega! Muitos marketplaces vendem produtos de lojas internacionais, nesse caso, não apenas observe o prazo de entrega como também as taxas de envio.

Fique atento para os grandes descontos. Antes de comprar, verifique as informações e veja se é realmente o produto que você deseja. Isso porque algo pode estar barato pois é menor ou de uma qualidade inferior. Além disso, confira se é original e se o site é confiável. Aqui na Cupoom disponibilizamos uma variedade de cupons de desconto para você utilizar sem medo.

Cupons de desconto e cashback

Outra questão é que além de procurar por itens que estejam em promoção, verifique se ela possui cashback. Em resumo, com o cashback, você recebe de volta uma porcentagem do valor pago na sua compra.

Se você costuma comprar vários presentes de Natal, é bom você aproveitar a Black Friday também para as compras natalinas antecipadas, pegando promoções e gastando menos.

Esse ano a Black Friday ocorrerá no dia 25 de novembro, fique atento nos cupons com descontos especiais disponibilizados pelos nossos parceiros.

Últimos posts por Equipe Cupoom (exibir todos)