O cupom de desconto se tornou parte da rotina de compra dos brasileiros, tanto pelas vantagens quanto pela comodidade de economizar nas compras online.
Apesar de muitas pessoas utilizarem os cupons, algumas empresas ainda se questionam se essa estratégia realmente traz lucro, aumenta a base de leads e aumenta as vendas.
Sendo assim, se você deseja saber mais sobre o tema e sobre as estratégias de venda com cupons, acompanhe este artigo até o final.
O que é o cupom de desconto e como ele funciona?
Para começarmos este artigo, vamos falar sobre o que é o cupom de desconto e como ele funciona na prática.
Historicamente, os cupons surgiram no século XIX em meio aos estabelecimentos físicos e de maior destaque da época, com o objetivo de proporcionar vantagens aos consumidores mais assíduos.
Mesmo nessa época, a ideia de cupom era bastante semelhante ao que conhecemos hoje, já que no cupom havia informações sobre o valor do desconto e as regras do estabelecimento.
Com a mudança nas tendências de mercado, evolução do consumo e tecnologia, principalmente no comércio eletrônico, o cupom de desconto assumiu a forma digital.
Neste modelo digital, o cupom conta com códigos, ou melhor, expressões chaves que são pensadas pela própria empresa para chamarem a atenção do consumidor, que insere o código no carrinho e obtém o desconto.
Dentro desses descontos e vantagens, podemos citar os cupons com percentual de desconto, valores fixos e até mesmo frete grátis, dependendo da estratégia da empresa.
É possível utilizar os cupons de desconto para aumentar as vendas?
Um dos maiores questionamentos das empresas da atualidade é: os cupons de desconto podem aumentar as vendas e trazer lucros reais?
A resposta para essa pergunta é: SIM, é completamente possível oferecer benefícios aos consumidores e ainda assim aumentar as vendas e obter lucro, e tudo isso depende da estratégia utilizada pela sua empresa.
Antes de qualquer coisa, é importante ter em mente qual o seu objetivo, além de conhecer bem o perfil de consumo do seu público, para escolher os melhores cupons e vantagens.
Por exemplo, um cupom que ofereça 10% de desconto em compras a partir de determinado valor pode fazer com que os consumidores comprem mais de um produto apenas para ter o desconto, o que é bastante vantajoso.
Outra possibilidade aqui é oferecer cupons que acompanhem o valor da compra de forma gradativa e proporcional, com a proposta de quanto mais o cliente comprar, maior será o desconto.
Assim, você estimula o consumo e ainda pode fidelizar o consumidor, dependendo das demais estratégias utilizadas para atrair os clientes.
Vantagens dos cupons de desconto
Sabendo o que são os cupons, é possível perceber que eles podem ser altamente atrativos, e não somente pelo desconto em si.
É importante lembrar que essa atratividade está diretamente ligada com as estratégias que você estabelece para a sua empresa.
Sendo assim, podemos citar como vantagens de oferecer os cupons de desconto para o seu público:
- Aumento das vendas por meio da atratividade em descontos, conforme a estratégia escolhida
- Aumento do ticket médio, que está diretamente relacionado com o aumento do faturamento
- Possibilidade de conquistar novos clientes, que normalmente está relacionado com os cupons de desconto na primeira compra ou para novos clientes
- Melhorar os resultados das estratégias de marketing, já que a ideia aqui é engajar os clientes e utilizar meios como as redes sociais e e-mail marketing com promoções e cupons de desconto.
- Melhoria da confiabilidade e da referência no mercado junto aos consumidores, já que a marca ou a empresa em si se mostra muito mais confiável e alinhadas com os consumidores
- Possibilidade de trabalhar o gerenciamento de estoques, utilizando os cupons para dar descontos maiores em itens que possuem um giro menor
- Gerenciamento de métricas, possibilitando a análise dos resultados e a melhoria contínua do negócio e das estratégias de marketing.
Além destes pontos, podemos citar como vantagem do cupom de desconto a utilização de gatilhos mentais, principalmente pelos cupons ter prazo de validade e um limite de vendas, o que traz a sensação de urgência e escassez.
É importante destacar que estes gatilhos mentais são os mais utilizados, e inclusive, os mais utilizados para atrair os clientes e aumentar as vendas.
Estratégias de cupons de desconto para aumentar as vendas
Existem várias estratégias que podem ser utilizadas para aumentar as vendas, atrair e engajar os clientes e melhorar a sua imagem no mercado.
A primeira delas é a utilização do cupom de desconto na primeira compra, que é ideal para atrair novos clientes.
Assim, você oferece um determinado desconto para quem está chegando ao seu site, estimulando-o a conhecer mais da sua empresa e se tornar um cliente assíduo.
Outra possibilidade para aumentar as vendas é por meio do marketing de influência, que é uma das tendências do mercado atual.
O marketing de influência consiste em contratar parceiros, que comumente são pessoas públicas e influenciadores para falar da sua marca, oferecendo os cupons de desconto para esse determinado público.
Outra possibilidade é a troca de descontos por informações, que é ideal para realizar a pesquisa de satisfação e de mercado, que é essencial para a coleta de dados e melhoria das estratégias.
Sendo assim, você pode enviar um e-mail marketing ou utilizar as redes sociais para realizar a pesquisa, e ao final, conceder um cupom de desconto personalizado para quem contribuiu com a pesquisa.
Aqui, o importante é oferecer vantagens reais para o consumidor, fazendo com que ele se sinta motivado a comprar mais e ainda divulgar a sua empresa.
Cupoom
É possível perceber que o cupom de desconto é uma excelente estratégia para aumentar as vendas e atrair mais clientes, porém, é importante que você conte com um bom parceiro no mercado para lhe ajudar com esta estratégia.
E é exatamente aqui que nós da Cupoom podemos te ajudar, pois somos especialistas em cupons de desconto e vantagens para o consumidor.
Sendo assim, entre em contato conosco para se tornar uma das empresas parceiras e se destacar no mercado.
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