Fondue é uma refeição sofisticada e perfeita para receber os amigos em casa, em uma noite de risadas e uma boa conversa. Entretanto, para preparar este tipo de alimento é necessário ter um equipamento específico: a panela de fondue.

Panela de fondue elétrica vale a pena? Confira os principais modelos

Muito popular em regiões mais frias do país, principalmente por ser uma refeição quente, o fondue pode ser preparado de diferentes formas, com diferentes ingredientes, tudo depende do seu gosto.

Desde carnes e queijos até versões doces, com chocolates, o fondue é uma comida de preparo fácil e rápido, o que facilita o processo e o torna ainda mais atrativo, já que as pessoas querem passar cada vez menos tempo na cozinha.

Todavia, para o seu preparo, é necessário possuir a panela de fondue, uma panela especial, projetada para manter o calor e manter o alimento do seu interior derretido.

Seu calor é mantido por um sistema de aquecimento. Em alguns modelos, o sistema é elétrico, em outros pode ser à base de vela ou pela queima de álcool ou um acendedor especial.

Neste artigo, falaremos um pouco sobre a origem deste alimento tão refinado, os diferentes ingredientes que podem ser utilizados e as melhores panelas de fondue para você garantir a melhor experiência aos seus convidados.

De onde veio o fondue?

Panela de fondue elétrica vale a pena? Confira os principais modelos
Photo by Klara Avsenik on Unsplash

Atualmente, o fondue é um alimento mais elitizado, que está predominantemente presente nas opções de preparo de famílias de classe média e classe alta.

Essa elitização se dá, principalmente, pelos valores para aquisição da panela de fondue e dos ingredientes utilizados, que estão cada vez mais caros.

Entretanto, a origem do alimento não se dá em famílias ricas, na nobreza ou em algum reino da europa. Na realidade, o fondue surgiu na suíça, país extremamente frio, na mesa das famílias mais pobres.

Uma alternativa para o frio

Durante a Segunda Guerra Mundial, os camponeses da região da suíça não podiam ir até as cidades em busca de alimentos, tanto pelo frio, que era intenso, quanto pelos embates entre os Aliados e o Eixo.

Em suas casas, a escassez de alimentos existia e as saídas estavam naquilo que era produzido: leite e derivados. Assim, o resto de queijo produzido começou a ser derretido para ser ingerido com pão, forma inicial do fondue.

O termo “fondue”, por sua vez, tem o significado atrelado ao verbo fundir, que quer dizer derreter.

A gourmetização nos EUA

Entretanto, não foi durante a Segunda Guerra que o fondue ficou popular. Na década de 50, um chefe norte-americano renomado trouxe este prato como uma sobremesa para o seu restaurante.

Como alternativa ao queijo, colocou o chocolate. A partir daí, o fondue que conhecemos hoje começou a fazer parte do cardápio de restaurantes mais finos e famílias mais ricas.

Entendendo a panela de fondue

Para ser preparado, o fondue precisa de um conjunto especial que o mantenha aquecido, porém, que não atinja temperaturas muito altas e estrague os seus ingredientes.

Para isso, foram desenvolvidas panelas especiais, de diferentes materiais e com sistemas de aquecimentos diferentes, todas planejadas para conservar o chocolate ou o queijo derretido, por exemplo.

O alimento é colocado dentro da panela, que fica sobre um suporte de metal. Abaixo da panela está o sistema de aquecimento, que pode possuir uma das 3 formas descritas anteriormente: elétrico, à vela ou a base de fluido.

Os três modelos possuem peculiaridades diferentes, com o destaque para a versão elétrica, que é mais completa e pode ser utilizada tanto para manter temperaturas mais elevadas quanto para moderadas.

O modelo à vela é ideal para chocolates, pois não atinge temperaturas maiores e pode não ser suficiente para manter o queijo derretido, a depender da quantidade, por exemplo.

Já o modelo a base de fluido, como o álcool, ou com um acendedor especial, é o inverso da vela. Este tipo de panela de fondue eleva a temperatura e pode ser um excesso para alimentos como o chocolate.

As melhores panelas elétricas de fondue

Se você busca uma panela de fondue para qualquer ocasião e não quer se incomodar com a possibilidade de os alimentos não atingirem a temperatura ideal ou ultrapassarem ela, a versão elétrica é a ideal.

As melhores panelas elétricas de fondue

Com a panela elétrica, você poderá controlar a temperatura e mantê-la constante no nível desejado. Assim, podes preparar tanto um chocolate quanto outro alimento que precise ficar em uma temperatura elevada.

Pensando na sua praticidade, separamos alguns modelos que entregam exatamente o que você precisa por preços agradáveis.

Panela elétrica de fondue Oster

Panela elétrica de fondue Oster

Este modelo é um dos mais completos do mercado. A panela de fondue Oster possui um design simples e bem tradicional, com a possibilidade de regulagem de temperatura entre 90ºC e 205ºC.

Esta variação permite que ela seja utilizada desde o preparo do alimento até o momento em que o mesmo é servido. Além disso, seu material antiaderente possibilita o preparo de qualquer tipo de fondue.

Panela elétrica de fondue Cuisinart

Panela elétrica de fondue Cuisinart

Fabricada em um material de aço escovado, a panela da Cuisinart também é uma ótima opção. Assim como o modelo anterior, ela serve 8 pessoas. Além disso, seu revestimento interno de Teflon também a torna antiaderente.

O controle de temperatura também é facilitado, o mesmo pode ser realizado através de um termostato, presente na lateral da base da panela. Ademais, o conjunto ainda conta com uma tampa, o que facilita o armazenamento.

Panela de fondue vale a pena?

Ter uma panela de fondue em casa é um luxo interessante para que se tenha uma opção a mais de preparo de comida para a noite. Tanto para consumo sozinho quanto para compartilhar em família, o fondue é uma boa opção.

Eu me avabando no fondue

Entretanto, um conjunto específico não está entre os itens mais baratos e a sua frequência de utilização pode não favorecer a sua aquisição. Opte por uma panela se você for realmente utiliza-la com certa frequência.

Conclusão

Um alimento sofisticado, não muito caro e extremamente prático de ser preparado. O fondue pode ser uma excelente opção para receber os amigos em uma noite de inverno.

Entretanto, a aquisição de uma panela de fondue nem sempre é uma necessidade e esta deve ser comprada se o seu uso justificar o investimento, do contrário, outras prioridades podem ser colocadas à frente.

Últimos posts por Equipe Cupoom (exibir todos)